InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 LEMBRETES ESCOLARES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Liar
Admin
avatar

Mensagens : 172
Data de inscrição : 14/02/2012

MensagemAssunto: LEMBRETES ESCOLARES   Ter Ago 07, 2012 3:19 pm




L
E
M
B
R
E
T
E
S


MATÉRIAS:
- Biologia
- Espanhol
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Literatura
- Matemática
- Português
- Química
- Sociologia
- Redação
- OUTROS



ALL OF ME;



Última edição por Liar em Ter Ago 07, 2012 9:25 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://osdg9isdgtf9dsasd.forumeiros.com
Liar
Admin
avatar

Mensagens : 172
Data de inscrição : 14/02/2012

MensagemAssunto: Re: LEMBRETES ESCOLARES   Ter Ago 07, 2012 4:42 pm




B
I
O
L
O
G
I
A


BIOLOGIA I - REVISÃO: ENZIMAS
- Função: As enzimas tem função biocatalizadora, ou seja, aceleram reações. Elas conseguem acelerar reações diminuindo a energia de ativação.
- Fatores que alteram suas atividades são: Temperatura¹, PH² e concentração de substrato³.
¹Temperatura: A velocidade da enzima ocorre até um certo valor, que nesse caso é 40ºC. Depois que passa dessa temperatura, a velocidade da enzima diminui. Ou seja, ela só sofre alteração através da temperatura após passar de 40ºC.
Exemplo 1: Enzimas presentes no fígado - Elas atuam melhor em temperatura ambiente, mas conforme vai sofrendo uma mudança de temperatura, haverá uma reação nas moléculas e seu número vai aumentar. No entando, se a temperatura for muito elevada, a energia molecular tem tendência a aumentar também, e consequentemente as ligações tendem a quebrar-se...
Exemplo 2: No caso do pão, esse fator é importante pois, assim que o pão entra no forno, a temperatura no seu interior é menor que na parte de fora. Assim as enzimas agem no açúcar com grande rapidez na primeira metade do tempo de assadura. Após isso são destruídas.
Temperatura vai subindo: Moléculas aumentam.
Temperatura elevada demais: Sofrem um tipo de sobrecarga e suas ligações acabam se partindo.


²PH (potencial hidrogeniônico): A atividade da enzima depende do valor encontrado de PH. ~like a temperatura
Escala de PH:
0_6,9 = Ácido
7,0 = Neutro
7,1 = Básico
Exemplo 1: Enzima pepsina - PH = 2 (ácido)
A pepsina é uma enzima digestiva que é produzida pelas paredes do estômago, sendo secretada pelo suco gástrico, e tem como função desdobrar as proteínas em péptidos mais simples. Ela só reage em meio ácido. Por isso, o estômago também produz ácido clorídrico (HCl). Quando em contato com o ácido clorídrico, o pepsinogênio (enzima "inativa" que está presente no suco gástrico) transforma-se na pepsina, que é "ativa".
O estômago produz um ácido que quando em contato com ácido clorídrico vira essa tal de pepsina. No suco gástrico está esse tal pepsinogênio, que é o que vira a Pepsina. ~by Thay

³Concentração de substrato: Quanto maior a quantidade de substrato, mais lenta será a atividade enzimática. Quando aumentamos a concentração do substrato, a velocidade tende a um limite determinante de acordo com a quantidade de enzimas no sistema. A partir desse ponto nenhuma influência terá o substrato sobre a velocidade, pois todas as enzimas já se encontraram ocupadas.
- Como ocorre o aumento de substrato?
As enzimas reagem sob o estímulo enzimático, ou seja, não depende do substrato e sim da enzima.


--#--


BIOLOGIA II - REVISÃO: REPRODUÇÃO HUMANA
- Gametas femininos: Os gametas femininos são geralmente grandes e sem movimentação ativa. Trazem no citoplasma o chamado vitelo, material de reserva rico em nutrientes.
- Gametas masculinos: Os gametas masculinos são geralmente pequenos e deslocam-se livremente graças aos batimentos dos flagelos.

Os gametas se formam de células germinativas, nas gônadas (testículos e ovários). Nos animais, gametas femininos são produzidos na ovulogênese, e os gametas masculinos na espermatogênese.

Espermatogênese:
A formação dos espermatozóides acontece apartir de espermatogônias (células que se encontram na parede dos túbulos seminíferos) e se processa em graus inferior a graus corporal.
O processo de espermatogênese está dividido em 4 partes: proliferação ou multiplicação (células germinativas primordiais que convertem-se em espermatogônias, e aumentam de quantidade por mitoses sucessivas - essa proliferação acalera-se apartir da puberdade e conforme o homem vai envelhecendo, tende a diminuir), crescimento (aumento do volume citoplasma transforma espermatogônias em espermatócitos primários - que são células diplóides), maturação (após a 1ª divisão de meiose, cada espermatócito primário origina dois espermatócitos secundários - e como resultam da 1ª divisão da meiose, são células haplóides), e espermiogênese (as espermátides, embora haplóides, não são gametas; passam pela espermiogênese e depois transformam-se em espermatozóides).



ALL OF ME;

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://osdg9isdgtf9dsasd.forumeiros.com
Liar
Admin
avatar

Mensagens : 172
Data de inscrição : 14/02/2012

MensagemAssunto: Re: LEMBRETES ESCOLARES   Ter Ago 07, 2012 10:02 pm




L
I
T
E
R
A
T
U
R
A



LITERATURA - REVISÃO: GÊNEROS LITERÁRIOS
1. Épico - longas narrativas em formas de poemas chamadas epopeias. Geralmente são fatos grandiosos e centrados na figura de um herói. O gênero épico é, segundo Aristóteles, a palavra narrada.
Ex: Os lusíadas - Camões
Características tematicas:
- Aventuras de um herói e suas façanhas guerreiras, tendo como pano de fundo a história de povos e civilizaões.
- Presença do maravilhoso: interferência de deuses mitológicos.
Características de estrutura:
- Poemas narrativos (fatos passados em 3ª pessoa, divididos em cantos).
- Introdução, invocação, dedicatória, narração e epílogo.

2. Lírico (que provém de Lira) - textos de caráter emocional, centrados na subjetividade dos sentimentos da alma. Segundo Aristóteles, é a palavra cantada. O nome se chama "lírico" porque antigamente as poesias eram lidas com o acompanhamento de música de fundo.
Características:
- Eu-lírico / Eu-poético / Sujeito-poético
- Subjetividade
- 1ª pessoa do tempo presente

3. Dramático - a palavra representada. São textos com o intuito de serem encenados. Ora na forma de tragédia, ora na forma de comédia.
Características:
- Atores, num espaço especial, por meio de palavras e gestos.
- Texto em forma de diálogos, divididos em atos e cenas
- Nomes dos personagens antes da fala.
- Rubricas (marcações de cenas)

--#--

TROVADORISMO & CLASSICISMO
1. Trovadorismo:
Cantigas líricas:
Trovadorescas
{
- De amor
- De amigo

Cantigas de amor - O sentimento oriundo da submissão entre o servo e o senhor feudal transformou-se no que chamamos de vassalagem amorosa, preconizando, assim, um amor cortês. O amante vive sempre em estado de sofrimento, também chamado de coita, visto que não é correspondido. Ainda assim dedica à mulher amada (senhor) fidelidade, respeito e submissão.
Ex: “Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar esta paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.”

Cantigas de amigo - Surgidas na própria Península Ibérica, as cantigas de amigo eram inspiradas em cantigas populares, fato que as concebe como sendo mais ricas e mais variadas no que diz respeito à temática e à forma, além de serem mais antigas. Diferentemente da cantiga de amor, na qual o sentimento expresso é masculino, a cantiga de amigo é expressa em uma voz feminina, embora seja de autoria masculina, em virtude de que naquela época às mulheres não era concedido o direito de alfabetização.
Tais cantigas tinham como cenário a vida campesina ou nas aldeias, e geralmente exprimiam o sofrimento da mulher separada de seu amado (também chamado de amigo), vivendo sempre ausente em virtude de guerras ou viagens inexplicadas.
Ex: "Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
E ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
E ai Deus, se verrá cedo!"

Contexto histórico:
# Primeiras manifestações literárias em galego-português (língua em estágio anterior ao português) - séc. XII
- Cantigas: canções criadas e cantadas pelos trovadores.


2. Classicismo:
O Classicismo surge durante o Período do Renascimento, ou seja, em meio ao movimento artístico no qual a cultura clássica ocupava o espaço da medieval, o capitalismo consolidava-se e a Idade Média tinha seu fim.
Então, a Idade Moderna precedia a nova realidade, mais liberal, mais antropocêntrica (o homem como centro). Todas as manifestações literárias que figuravam este modelo renascentista são chamadas de Classicismo. Este último passa a existir em Portugal no ano de 1527, com o retorno de Francisco Sá de Miranda da Itália, o qual divulga os novos conceitos europeus da arte e da poesia.
São características das obras do Classicismo: a presença de adjetivos, a perfeição estética, a pureza das formas, a retomada da mitologia pagã e a busca do ideal de beleza encontrado nos modelos dos autores da Antiguidade Clássica.

- Séc. XV e XVI - Realizações nos campos artísticos e científicos.
- Interesse pela antiguidade clássica (gregos e romanos)
- Quadro comparativo:

Quanto ao conteúdo...
Trovadorismo Classicismo
Amor cortês Idealizaão amorosa
Predomínio da emoçãoPredomínio da razão
Influência da poesia provença das
tradições da Penísula Ibérica
Influência da cultura greco-romana
Temas profanos (ruptura)Antropocentrismo
Ambiente cortês, rural ou mar.Universalismo
Temas de amor, saudade, críticasClareza e equilíbrio de ideias


Quanto à forma...
Trovadorismo Classicismo
Formas simples e populares Gosto pelo soneto
Medida velhaMedida nova
Estrutura simples, refrão, repetição
(memorização)
Busca pelo equilíquio formal




ALL OF ME;

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://osdg9isdgtf9dsasd.forumeiros.com
Liar
Admin
avatar

Mensagens : 172
Data de inscrição : 14/02/2012

MensagemAssunto: Re: LEMBRETES ESCOLARES   Qui Ago 09, 2012 5:18 pm




Q
U
Í
M
I
C
A


QUÍMICA I - REVISÃO: ÁTOMO
- Um átomo é formado por duas partes: eletrosfera (eletrons) e núcleo (prótons e neutrons).
- O átomo é de 16.000 a 100.000 vezes maior que o núcleo.

[Somente administradores podem ver esta imagem]



ALL OF ME;

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://osdg9isdgtf9dsasd.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: LEMBRETES ESCOLARES   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
LEMBRETES ESCOLARES
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tokio Hotel na capricho!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Liar in Wonderland-
Ir para: